A caixa de gordura é um componente do sistema de esgoto, que deve ser instalada na saída de água da pia e de máquinas de lavar louças. Sua função é reter a gordura antes que esse resíduo vá para a tubulação e caia na rede pública, administrada pela concessionária de água e esgoto.
A caixa é um equipamento que funciona como um filtro. Sua instalação é obrigatória em quase todos os municípios, sendo disciplinada através de leis municipais, e com sua construção disciplinada através da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
A gordura é possível de ser retida porque não se mistura com a água. Enquanto a gordura fica depositada na parte superior, a água passa por baixo e pode ir direto para a rede pública.
O custo benefício de uma caixa de gordura é muito bom para o consumidor. Em uma loja em Brasília, uma com capacidade de 18 litros custa em torno de R$ 150.
Ela pode ser de PVC, concreto, fibra de vidro ou alvenaria. Instale-a em local facilmente acessível, verifique se ela está bem vedada e possui tampa removível para facilitar a limpeza.
Dicas de Manutenção na caixa de gordura
O estado de conservação da caixa de gordura deve ser verificado a cada 30 dias. Caso seja feita limpeza frequente de materiais muito gordurosos na pia, como óleos de frituras, a inspeção deve ser realizada com periodicidade maior.
Para que seja feita a limpeza de caixa, deve-se desligar a torneira da pia e não utilizar o lava-louças. Vista avental e luva, para sua proteção. Raspe a gordura e retire-a com uma pá ou até mesmo com uma peneira, que depois deve ser inutilizada. Recolha o material e coloque-o em um saco plástico que seja resistente. Após, descarte-o no lixo comum.
A manutenção preventiva normalmente custa muito menos do que o desentupimento, que irá ocorrer mais cedo ou mais tarde, caso a limpeza periódica não seja realizada. Para isso, conte com a Desentupidora América! Ligue para (41) 3540-0204 para serviços de limpeza na caixa de gordura, limpa fossa, desentupimento de vaso saniário, desentupimento em Curitiba.